Quando o Filho precisa do Pai 

Uma Percepção Sistêmica

 

O filho quando cresce precisa do pai pra se tornar um homem. Se o pai não pode estar presente é preciso que o filho dê um lugar especial pra esse pai no coração. Isso tem força.
A mãe dá a vida, o pai, o mundo. A mãe acolhe e o pai empurra pra vida. E na fase da adolescência é a fase em que o menino mais precisa do pai.
A mãe é quem permite o filho ir até o pai. Se a mãe impede o filho desse movimento ela impede que o filho vá para a vida em sua amplitude.
A mãe amamenta e o pai faz a transição do peito para o prato e do prato para a vida.
O amor do filho pelo pai passa pelo consentimento da mãe (a mãe tem esse poder).
Que nós, mães, possamos permitir que nossos filhos vão para a vida, sabendo que se precisarem de nós, estaremos aqui, no acolhimento que a mãe consegue fazer, dentro da história e possibilidade de cada uma.
A força da mãe, nunca deve estar no filho. A força dela é anterior à sua própria vida, está em sua origem, em seus pais.
Se ela coloca sua força no filho gera um peso no mesmo, e ele também fica sem força ou quer demonstrar ser mais forte que a mãe, se colocando assim no lugar do avô (pai da mãe). E esse não é lugar do filho. Ele fica mal internamente se colocando como o grande em relação às mãe. Não consegue “ajudar” a mãe, e muito menos a si mesmo.
Os filhos não estão aqui pra cuidar dos pais, e sim o contrário: os pais cuidam dos filhos; assim como a cachoeira não volta para a pedra de cima, ela desce em seu fluxo pra baixo e pra frente. Assim é o fluxo da vida e força que vem de trás pra frente.
Portanto se o filho está suprindo um suposto “vazio” da mãe isso precisa ser olhado, para que cada um possa estar em seu lugar e em sua força e possam seguir em toda sua plenitude.
Adriana Silvestre

Março / 2019

  • Texto escrito a partir do seguinte pedido de ajuda : “Meu irmão de 15 anos saiu de casa e foi morar com o pai.. Minha mãe está arrasada, pois mora só, enfim.. Alguém tem um texto ou alguma coisa que eu possa encaminhar pra ela, pra ajudar?”

Vídeo indicado: https://”Reconexão com o pai” – www.youtube.com/watch?v=B44wsDR4eQ